Blog

Muito além da filmagem aérea

A produção de vídeo não é mais a mesma desde a chegada do drone. As novas possibilidades técnicas trazem um outro mundo para ser explorado pelos criativos do audiovisual em Porto Alegre e no mundo. Não quer ficar fora dessa e quer saber como aproveitar bem o uso de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado, na sigla em português) no teu projeto? Te damos as dicas para saber as melhores formas de planejar e usar imagens aéreas no teu vídeo.

Hoje em dia o uso mais comum dos pequenos veículos aéreos é para captação de imagens. Seja de registro, seja para monitoramento, entre outras inúmeras utilizações dos diferentes sensores que o dispositivo pode carregar. Esse atributo pode ser útil para áreas como a agricultura, a construção civil e até mesmo programas públicos de monitoramento. Mas para qualquer uma dessas áreas, saber produzir um vídeo de qualidade é fundamental.

Que o drone traz um diferencial para a tua produção, é verdade. Mas acreditar que basta ter o aparelho para garantir um vídeo de alta qualidade é o grande erro que leva muitos empresários e clientes à frustração. É importante elaborar um projeto pensando no uso específico do VANT desde o planejamento, durante a execução, até a hora da edição final.

Por que usar um drone no meu vídeo?

Não importa se tu é um veterano do mercado de produção audiovisual, ou se essa não é nem a tua área, e tu só quer o melhor vídeo para a tua empresa. De uma forma ou de outra tu deve ter notado o crescente uso de imagens aéreas nos mais diversos tipos de vídeo. Mas por que usar também um drone, e não outro tipo de imagem aérea ou apenas a filmagem tradicional.

Imagens vistas de cima com certeza despertam maior atenção do público, seja ele qual for. Há décadas o cinema busca inovar os seus ângulos, mostrar o mundo através de um novo ponto de vista. Quanto mais conseguimos nos afastar da imagem vista no dia-a-dia do olho humano – frontal, na altura dos ombros -, mais instigamos e atraímos o espectador.

Por isso, imagens vistas de cima são uma ótima alternativa. Os resultados do uso de imagens com drone em produções publicitárias, institucionais e também no mundo do entretenimento, tem mostrado isso em dados de buscas e visualizações online.

Filmagem aéreaMas o drone é recente em meio a essas produções, mas as imagens aéreas chegaram muito antes disso. Era comum o uso de helicópteros e aviões, guindastes ou outro tipo de suporte para fazer esse tipo de registro. O processo, além de demorado e trabalhoso, acabava sendo muito custoso financeiramente, tornando a opção inviável para projetos de orçamento mais baixo.

Mas não é só a economia, em tempo, trabalho e dinheiro, que tornou os VANTs os primeiríssimos entre a opções para fotografia e filmagem aérea. O drone acessa lugares que para aeromóveis maiores, como aviões e helicópteros, é impossível chegar. Falamos de locais mais próximos a estruturas e construções, e até mesmo imagens internas, em locais fechados. Com o drone os limites para a locação de filmagem se expandem, permitindo produções mais criativas e inovadoras.

A facilidade de acesso e de mobilidade oferece um leque ainda maior de ângulos a serem explorados. A liberdade de movimento dos aparelhos garantem também uma estabilidade maior para a tua filmagem com os enquadramentos exatamente de acordo com o planejado.

Planejamento: garantia de um vídeo de qualidade

Muitas vezes o planejamento de um projeto é menos valorizado do que deveria ser. Pensamos que com uma ideia na cabeça, o resto “na hora a gente vê”. Esse passo pode ser o que vai levar o teu vídeo do bom para o excelente. Acha que não é tanto assim?

A produção de um vídeo bem planejado faz com que os conteúdos possam ser organizados com antecedência. Assim é possível checar se a linha de roteiro faz sentido, a ordem das informações está comunicando de uma forma acessível e desejada antes de iniciar as filmagens. Um vídeo sucinto pode trazer objetivamente todas as informações necessárias.

Por fim, o planejamento traz a oportunidade de compartilhar a visão da tua empresa ou marca com a equipe técnica que realizará a produção. Dessa forma as intenções de conteúdo e público estarão alinhadas com as melhores opções técnicas e estéticas de execução, garantindo um vídeo EXCELENTE ao final do processo.

Se tu escolheu usar um drone no teu vídeo, é importante já incluir isso no planejamento. Uma equipe de filmagem que já conta com um piloto e o equipamento é sempre mais vantajoso nesse caso. Dessa forma é mais fácil pensar no vídeo como um todo, prevendo uma linha de montagem que tenha uma fluidez entre as imagens de drone e as imagens com câmera de mão.

Operador de câmera ou piloto de drone?

Na hora de contratar o drone para o teu projeto vem a dúvida: priorizar um profissional com habilidade em operação de câmera e filmagem ou um piloto com experiência de voo? Para que o teu vídeo não corra o risco de perder qualidade é importante buscar um profissional que domine ambas as áreas. Um excelente piloto pode pecar nos enquadramentos e ajustes de câmera, assim como um renomado operador de câmera pode obter imagens truncadas e instáveis se não dominar o voo do aparelho.

Além disso, um profissional com habilidades nas duas áreas transforma o teu vídeo de drone em um verdadeiro filme aéreo, e não apenas no registro de um voo. É esse o profissional que também vai poder te auxiliar a pensar desde o início do projeto, contando com a inserção do VANT dentro do todo.

O diálogo com o restante da equipe de filmagem e edição também é facilitado. Um vídeo de drone mal planejado e executado dificulta imensamente o trabalho na hora da edição. Um piloto que entenda da linguagem audiovisual pode trabalhar contando com a edição que será feita ao final.

Certamente o vídeo com drone traz muita qualidade a um projeto, mas é preciso saber como inserir a filmagem aérea da melhor forma. Parece ser bastante coisa para se cuidar, mas na realidade basta saber escolher uma equipe experiente e qualificada. Não deixa para pensar nas imagens aéreas na última hora, conta com o drone no teu vídeo desde o início e procura a melhor equipe para te dar o suporte adequado para o teu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *