Blog

Esportes radicais e imagens aéreas: a combinação perfeita

Os esportes radicais se tornaram mais incríveis ainda com a cobertura por imagens aéreas de drone. O uso de câmera Go-Pro foi um salto na cobertura de eventos esportivos e na produção de imagens desse tipo. As pequenas câmeras combinadas com o uso de drones tornaram o que parecia impossível realidade.

Manobras de surfistas em alto mar, os truques mais arriscados de skate, mountainbike e snowboard sempre impressionam. Quem nunca ficou vidrado no canal OFF ou parou enquanto rolava seu feed de notícias para ver aquele descida íngrime, aquele tubo gigante, aquela queda livre… não é?

A filmagem e fotografia com drone traz para a cobertura esportiva a qualidade de imagem e de movimento de câmera que apenas os VANTs, com seus acessórios, podem garantir, sem perder a emoção de acompanhar de perto as manobras e percursos do esporte.

O conjunto de esportes radicais e imagens aéreas é garantia de resultados incríveis e cada vez estamos descobrindo formas de deixar esses registros mais impressionantes.

Drone + GoPro: revolução das imagens aereas esportivas

Antes era necessário um equipamento sofisticado de alto custo, para que se pudesse alcançar e registrar a atividade a partir de um ponto seguro, muitas vezes também distante. Falamos de aparelhos caros, grandes e pesados. A GoPro possibilitou a imagem da mais alta qualidade, mas a partir de outra perspectiva: a do atleta ou aventureiro.

O tamanho físico da câmera e o seu peso tornam possível que ela seja carregada por qualquer pessoa em qualquer lugar, em quaisquer que sejam as condições. O pequeno equipamento aguenta a água salgada do mar, as chuvas e neve, sem problemas. Acoplada a um capacete, colete, ou até mesmo em uma bicicleta ou skate, ela permite que o registro de imagens seja feita de outro ângulo. A experiência do público se aproxima muito mais da do esportista, trazendo a intensidade de todas as manobras através do movimento do vídeo.

A junção da GoPro com o Drone aumenta ainda mais a possibilidade de ângulos. Por isso o registro de esportes outdoors através de imagens aéreas já ganhou o seu espaço garantido nas coberturas por todo o mundo. Não há uma cobertura de esportes radicais que não conte com um Drone no seu equipamento de registro.

Diferente da experiência de acompanhar a perspectiva o atleta em questão durante as suas manobras, o drone possibilita que se acompanhe os mesmo trajetos através de uma visão externa. Assim é possível ter uma noção melhor da realidade da cena: as imagens aéreas registram não só o ambiente, mas também o protagonista em ação!

Acompanhar uma manobra isolada, de perto, transmite a intensidade e adrenalina daquele momento mesmo para quem está sentado no sofá. Mostrar essa mesma manobra, tendo também uma visão mais ampla, ambientando a sequência daquele percurso, ou possivelmente a distância de outros competidores, traz ainda outra noção do momento. A variedade de enquadramentos das imagens aéreas te proporciona uma outra experiência em registro de percursos e manobras de esportes radicais.

Também a sutileza de movimentação e mobilidade do drone garante ângulos e imagens de alta qualidade. A qualidade não só pelos equipamentos de ponta que podem ser utilizados junto ao drone, mas também pela estabilidade e agilidade que apenas os VANTs proporcionam.

Além disso, as imagens aéreas de drone podem te trazer o registro de atuação de cada participante de uma atividade, assim como te traz imagens gerais – mostrando a interação com o ambiente, o público, quando houver – registrando com mais intensidade cada detalhe do momento.

Nada melhor do que exemplos para que entender bem a diferença entre a cobertura normal (de chão ou através de outro tipo de aeronave), e a cobertura com imagens aéreas de drone. Agora pense naqueles clássicos registros de surf com tomadas em vídeo de dentro d’água, ou à distância, na beira da praia. Agora dá uma olhada nesse registro feito com drone nas ondas do Hawaii:

O mesmo vale para imagens de downhill e de motocross. São poucas as possibilidades de um bom registro que mostre detalhadamente o percurso e as manobras dos motoqueiros, né? Essa cobertura com drone mostra outra possibilidade através do uso de imagens aéreas:

Cada atividade, cada esporte demanda uma forma específica para a cobertura. O ambiente, as condições climáticas e o resultado desejado também têm forte influência, é claro. Aqui você pode ver algumas das produções da DhiDrone com cobertura esportiva.

AirDog: imagens aéreas a nível do esporte radical

Em 2014 um grupo de engenheiros e programadores desenvolveu um drone específico para o registro de esportes radicais em imagens aéreas. Claro que a equipe pratica esportes e tinha a intenção de desenvolver um aparelho que pudesse realizar o voo sem a necessidade de um piloto no controle. O resultado foi chamado de AirDog.

O diferencial é que o drone faria um voo inteligente e independente: não é necessário um piloto para guiar o aparelho, ele é programado e se desloca através de um sensor. Uma braçadeira, chamada de AirLeash, fica com o esportista e transmite um sinal através do qual o drone se guia.

Em um aplicativo de Android ou Iphone é possível traçar um plano de voo. Ali é possível também definir uma distância mínima ou aproximada que o drone manterá da ação, podendo captar as melhores imagens aéreas da atividade em questão.

No mesmo aplicativo é possível programar um local de pouso, ou definir o retorno ao mesmo local de partida. Assim, é tranquilo entrar no mar, descer a montanha, ou te jogar em qualquer que seja o teu esporte, sabendo que, além de ótimas imagens aéreas, o drone vai estar salvo e seguro no local programado.

Curioso para saber se essa ideia realmente deu certo? Da uma olhada no resultado de filmagem com esse modelo desenvolvido especialmente para aventureiros  praticantes de esportes radicais:

A ideia de aliar esportes radicais com filmagem e fotografia de drone tinha tudo para dar certo. Não é a toa que cada vez se desenvolve mais equipamentos e técnicas focadas para esse tipo de produção em imagens aéreas. Fica ligado no nosso blog e não perde nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *